Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

sábado, março 31, 2007

Urucu em ritmo de samba


A Escola de Samba do Grupo Especial Grande Rio já começou a fazer a pesquisa técnica para construção da sinopse para o Carnaval 2008. Pela segunda vez em menos de cinco anos, a Grande Rio vai ter como tema o estado do Amazonas, com foco nas riquezas do estado, em especial o gás natural, o município de Coari e a região de Urucu. Para construir o enredo tendo como base a realidade, o vice-presidente e diretor de carnaval da escola, Milton Perácio, e o carnavalesco Roberto Szaniecki estiveram na reserva da Petrobrás, ponto de partida do gasoduto Coari-Manaus.

"A Grande Rio tem como compromisso construir um samba-enredo e um espetáculo ricos em conteúdo. Não dá mais para ver o Carnaval como uma festa, é muito mais que isso. Por isso temos a intenção de mostrar os vários Brasis que existe dentro do nosso Brasil", informou Roberto Szaniecki, carnavalesco da escola.

A pesquisa para a sinopse inclui a coleta de informações junto aos moradores, a reunião de dados históricos e a preocupação em ser fiel aos elementos iconográficos da região. Em Urucu, os integrantes da Grande Rio conheceram as dependências da reserva, os projetos de preservação e pesquisa e um pouco das espécies encontradas naquelas áreas.

"É importante percebermos que existe uma preocupação em preservar. Vamos levar esta mensagem para a avenida. Acredito que temos material para construir um carnaval rico e original, algo que ninguém nunca viu antes", adianta o carnavalesco. Szaniecki já sabe como vai conduzir a sinopse, mas ainda guarda segredo, apostando na criatividade para fazer diferente na Sapucaí.

Samba-enredo

Em reunião com gestores, técnicos e educadores em Coari, a Grande Rio coletou informações que também servirão de base para o enredo. "Em 2007, Coari completa 75 anos de fundação e este é um grande presente de aniversário para nossa gente. Acredito que culturalmente teremos um ano bastante agitado, com a presença de várias personalidades na nossa cidade", afirmou o prefeito Adail Pinheiro, lembrando que nas duas vezes em que o município foi tema de samba-enredo, as escolas de samba se sagraram campeãs.

A sinopse para os artistas da Grande Rio está prevista para ser apresentada em maio. A partir dela, os artistas iniciarão o trabalho que compõe a parte plástica. Os compositores começarão a elaborar a letra e a música do samba. E os carnavalescos adiantam: quando o enredo estiver pronto, a Grande Rio promete lançar o samba em Coari, trazendo um grande evento para a Terra do Petróleo e do Gás Natural.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: