Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, maio 11, 2007

Doença de Chagas em Coari poderia atingir 200

Duzentos e oito pessoas foram expostas aos riscos de infecção pela doença de Chagas em Coari (a 367 quilômetros de Manaus). A informação é da Fundação de Medicina Tropical - FMT/AM que, junto do Núcleo de Medicina Tropical do município, realizou inquérito epidemiológico na cidade.

Até agora foram diagnosticados 25 casos da doença entre os dias 18 e 20 de abril. A FMT/AM afirma ainda que está sob controle uma microepidemia da doença em Coari.

Segundo a Fundação, as pessoas infectadas e diagnosticadas estão recebendo tratamento gratuito e nenhuma apresentou, até o momento, a forma crônica da doença, que pode evoluir para meningite ou insuficiência cardíaca.

A investigação epidemiológica da FMT/AM indica que a causa da microepidemia tenha sido um barbeiro infectado que provavelmente caiu na máquina de bater açaí enquanto um morador da comunidade de Santa Maria da Costa da Juçara, nos arredores de Coari, preparava o "vinho" do fruto para ser consumido na Semana Santa. Há ainda a possibilidade de o caroço do açaí estar sujo com fezes ou urina de barbeiro, transmitindo a doença devido ao descuido com a higiene.

No final de maio, a FMT/AM e a CVisa retornam a Coari para realizar novos exames para verificar possíveis casos novos e evoluções da doença nos que foram infectados.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: