Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, novembro 27, 2007

Plasma ou LCD? Escolha a sua nova TV!



Se não restam dúvidas de que o sonho de consumo do momento são as TVs gigantes e esbeltas que todos querem pendurar na parede da sala para ver a novela, os jogos de futebol ou um filminho pra lá de especial, a grande pergunta passa a ser qual delas comprar. A questão principal, quase existencial, é: plasma ou LCD? Você sabe as diferenças entre uma e outra tecnologia de telas? Não se preocupe.


Qual é a diferença?


Tecnicamente, a diferença fundamental entre os dois tipos de tela é que as de plasma emitem luz individualmente em cada ponto da tela, graças a “células” de gás neon e xenônio, enquanto o brilho de uma TV de LCD depende do famoso “backlight”, uma fonte de iluminação posicionada atrás da tela e que consome mais energia que o próprio painel. Quem tem um Palm ou equivalente sabe o que é isso: sem o backlight, o LCD torna-se bem difícil de enxergar.

Em ambos os casos, cada pontinho da tela, ou pixel (contração de picture element, como nas fotos digitais), é composto por três “subpixels” agrupados: um vermelho, um verde e um azul, as componentes do sistema RGB (red, green, blue). Nos LCDs, o cristal líquido que lhe dá o nome (LCD=Liquid Crystal Display) controla a passagem de luz – ambiente, nos reflexivos, do backlight, nos transmissivos, e ambas, nos transflectivos – em cada um dos subpixels.


Tá, entendi, mas em qual eu coloco meu dinheiro?


Depende. No estado atual de desenvolvimento, cada tecnologia tem prós e contras bem definidos. O LCD pode ser mais econômico no longo prazo. Primeiro, porque consome menos energia do que o plasma – a diferença entre um LCD de 40 polegadas e um plasma de 42 pode chegar a 26%, segundo testes realizados pelo site especializado Call for Help. O curioso é que a diferença varia de acordo com a imagem, pois o LCD tem consumo constante enquanto o plasma gasta mais para exibir cenas claras do que para as escuras.

Mas o mais grave nem é isso: o plasma tem manutenção mais cara e está sujeito ao temido efeito “burn-in”, que pode “queimar” na tela imagens estáticas exibidas por muito tempo, como as logomarcas das emissoras de TV ou a interface gráfica dos games, para quem joga na TV. Os plasmas mais novos têm recursos para reduzir o problema, seja deslocando levemente essas imagens de tempos em tempos ou acionando freqüentemente um protetor de tela, seja por meio de um comando que pinta a tela toda de cores sólidas para “limpar” as sujeiras deixadas pela programação normal.
Qualidade da imagem também divide opiniões

O plasma recupera a vantagem no quesito ângulo de visão. Como sabe qualquer um que já tenha tentado bisbilhotar o trabalho de um companheiro de viagem de avião no notebook dele, olhar para uma tela de LCD em diagonal não dá resultados muito bons. Para um monitor de computador isso não importa tanto, pois costumamos estar diretamente à frente dele. Já numa TV, que deve ser vista por gente nas duas pontas do sofá, isso pode se tornar um problema. Os LCDs modernos melhoraram muito, mas é bom conferir o ângulo de visão nas especificações ou numa loja antes de comprar.

á quando o assunto é resolução, a definição das imagens na tela, a vantagem passa para os LCDs. Sua tecnologia, a mesma dos monitores de computador (os fininhos, claro), é capaz de exibir muito mais pontinhos e com maior precisão. Em parte por conta disso, as TVs de LCD atualmente disponíveis são quase todas prontas para a televisão de alta-definição (HDTV), enquanto os plasmas mais baratos, por mais que se digam “preparados para HDTV” não são capazes de atingir a resolução que as transmissões do futuro prevêem. Em muitos casos, “preparados” significa apenas que conseguirão converter os sinais de HDTV para a resolução (inferior) que conseguem exibir. E você não vai querer trocar de TV de novo antes da próxima Copa, vai?

COMO DESATIVAR OS RECURSOS INÚTEIS DO XP


O Windows XP tem dezenas de tralhas embutidas que não servem para nada.

Aqui te ensino a desativar as 10 mais xexelentas:

1 - Remover programas embutidos:
Edite o arquivo \windows\inf\SYSOC.INF, removendo todas as ocorrências da palavras 'hide' ou 'HIDE'.

Por exemplo, a linha
MSWordPad=ocgen.dll,OcEntry,wordpad.inf,HIDE,7
fica assim:
MSWordPad=ocgen.dll,OcEntry,wordpad.inf,,7

Depois, basta ir no Painel de Controle > Adicionar/Remover Programas > Adicionar/Remover Componentes do Windows e remover o que quiser.

2 - Remover 'Minhas pastas de compartilhamento':
Via RegEdit procure pela expressão DelegateFolders e apague a pasta.

3 - Desinstalar Windows Messenger:
Copie e cole o comando abaixo em iniciar / executar:
RunDll32 advpack.dll,LaunchINFSection %windir%\INF\msmsgs.inf,BLC.Remove

4 - Desinstalar Netmeeting:
Copie e cole o comando abaixo em iniciar / executar:
RunDll32 advpack.dll,LaunchINFSection %windir%\inf\msnetmtg.inf,NetMtg.Remove

5 - Desativar suporte nativo a arquivos zip:
Para desativar, em Iniciar / Executar digite:
regsvr32 /u %windir%\system32\zipfldr.dll

Para reativar, em Iniciar / Executar digite:
regsvr32 %windir%\system32\zipfldr.dll

6 - Desativar reprodução automática de CDs/DVDs
Em Iniciar / Executar e digite gpedit.msc. Em Configuração do Computador / Modelos Administrativos / Sistema. Dê um duplo-clique sobre “Desabilitar reprodução automática” e selecione Ativar.

7 - Restaurar Ícone 'Mostrar área de trabalho':
Escreva o seguinte script no bloco de notas:

[Shell]
Command=2
IconFile=explorer.exe,3
[Taskbar]
Command=ToggleDesktop

Salve o arquivo como "desktop.scf" na pasta C:\Windows e crie o atalho onde quiser.

8 - Desativar balões de aviso:
Na chave HKEY_CURRENT_USER / Software / Microsoft / Windows / CurrentVersion / Explorer / Advanced. Clique no menu Editar, vá em Novo / Valor DWORD, digite EnableBalloonTips e pressione Enter em seu teclado. Se já houver essa variável ali, altere o seu valor para 0 (zero).

9 - Desativar visualizador de imagens:
O Windows XP possui seu próprio visualizador de imagens e fax, que sempre se sobrepõe a outro qualquer que for instalado. Para desabilitá-lo, vá em Iniciar > Executar e digite:
regsvr32 /u shimgvw.dll

10 - Desativar assistente de pesquisa:
Na chave HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Explorer \ CabinetState crie um 'valor da sequencia' com o nome 'Use Search Asst' e o valor 'no'.