Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

domingo, março 30, 2008

Blaise Pascal

Hoje vou contar mais uma história da área de Informática, só que dessa vez vou revirar meu baú ATÉ CHEGAR AO FUNDO! Para quem ainda não me conhece, sou o mais novo participante do Guanabara.Info, me chamo Juvenal Apolinário e trago sempre fatos históricos que nos fizeram chegar até aqui.

Blaise Pascal - Mais velho que o Juvenal (rimou!)Hoje vou apresentar a vocês uma figura que deu o pontapé inicial para a criação de máquinas computadoras, e é muito famoso por ter sido homenageado e tem seu nome em uma linguagem de programação. Apresento a todos Blaise Pascal.

Nascido na França em 19 de Junho de 1623, quando eu ainda nem pensava em ter nascido, Blaise era filho de um professor de matemática chamado Etienne Pascal.

Por influência do pai, Blaise estudou matemática, mas também se dedicava a muitas outras coisas e acabou sendo filósofo, teólogo, físico e matemático.

Como filósofo, ele criou a famosa frase: “O coração tem razões que a própria razão desconhece”, além de muitos outros trabalhos.

Como teólogo, criou obras e pensamentos que acabaram influenciando os fundadores da atual Igreja Metodista.

Como físico, estudou a ação da pressão em líquidos e criou os fundamentos usados até hoje nos macacos hidráulicos, e hoje é homenageado com uma unidade de tensão mecânica: o Pascal (Pa)

Como matemático, Blaise Pascal criou em 1642 uma das primeiras calculadoras mecânicas, batizada de La Pascaline (foto). Esse invento rendeu mais uma homenagem e Pascal é o nome de uma das linguagens de programação de computadores mais famosa entre os estudantes.

La Pascaline

Aí está um homem que eu respeito, no alto dos meus 89 anos!

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: