Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, junho 04, 2008

Petrobras prevê a conclusão do gasoduto apenas no final do ano


A nova data para entrega do gasoduto Coari-Manaus é dezembro deste ano, segundo afirmou, ontem, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Desde abril de 2004, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no Amazonas para assinar o protocolo de início das obras, a data de inauguração vem sofrendo seguidas modificações.

Inicialmente, o prazo dado pela Petrobras para o término das obras era outubro de 2006. Naquele mesmo ano, o presidente Gabrielli esteve em Manaus para as comemorações dos 20 anos de descoberta da província petrolífera de Urucu, em Coari (a 363 quilômetros a oeste de Manaus), e afirmou que o prazo de entrega ‘seria cumprido’, ou seja, a obra seria finalizada em maio de 2008.

Posteriormente, o mês de outubro daquele ano também foi divulgado pela companhia como marco para o início da operação comercial do gasoduto.

Uma ‘ previsão realista’ para a entrega do gasoduto Coari-Manaus foi o questionamento do senador Arthur Virgílio Neto (PSDB) ontem, durante audiência no Senado que contou com a presença de Gabrielli. A audiência na Comissão de Assuntos Econômicos era para debater a questão do marco regulatório.

De acordo com a assessoria do senador Arthur Virgílio, Gabrielli expôs as dificuldades encontradas ao longo da obra de construção, que acarretaram até a inversão da lógica. Segundo ele, a Petrobras foi obrigada a utilizar técnicas de águas profundas em alguns trechos, porque o terreno ‘engolia’ as máquinas.

Outra observação do presidente da Petrobras foi que o GLP (gás de cozinha), mesmo depois da entrega do gasoduto, vai demorar um pouco mais de tempo para chegar ao consumidor, pois serão necessárias obras complementares.

Urucu tem capacidade de produzir 9,5 milhões de metros cúbicos de gás por dia, e 50 mil barris de petróleo de qualidade por dia.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: