Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

sábado, julho 12, 2008

Urucu comemora 20 anos de produção


A Petrobras, por meio da Unidade Negócio de Exploração e Produção da Amazônia (UN-AM), foi pela Assembléia Legislativa do Amazonas dia 9 de julho (quarta-feira), pelos 20 anos de produção de petróleo na Província Petrolífera de Urucu, localizada na Bacia do Solimões, no município de Coari, a 650 km de Manaus, capital do Amazonas.

Atualmente, Urucu é a maior província gaseífera terrestre do Brasil, com produção média de 55 mil barris de óleo equivalente (BOE) processados por dia e a maior unidade de processamento de gás natural do País, com um volume de 10 milhões de metros cúbicos por dia. Esse volume faz do Amazonas o segundo maior produtor nacional em barris de óleo equivalente, e do município de Coari o maior produtor terrestre. A produção de GLP em Urucu abastece os estados do Pará, Amazonas, Rondônia, Maranhão, Tocantins, Acre, Amapá e parte do nordeste.

O petróleo de Urucu é de alta qualidade, sendo o mais leve entre os óleos processados nas refinarias do país. Essas características resultam em seu aproveitamento especialmente para a produção de gasolina, nafta petroquímica, óleo diesel e GLP (gás de cozinha). O processamento de GLP, que supera 1,5 mil toneladas diárias, equivale a 115 mil botijas de 13 kg.

A Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Amazônia (UN-AM) receberá a homenagem nesta quarta, em sessão especial no Plenário Ruy Araújo, às 11h.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: