Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

sábado, julho 19, 2008

Alunos do Cefet-Coari enfrentam dificuldades para assistir aulas18 de julho de 2008.

COARI - Os alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Coari(Cefet-Coari) enfrentam a lama e poeira duante a caminhada que são obrigados percorrer para assistir as aulas. O Centro funciona na estrada do Itapeuá que liga ao lago do Mamiá local distante do centro da cidade.

A falta de saneamento no local fez com que Presidente Lula cancelasse sua ida a Coari para inaugurar o Cefet-Coari durante sua última visita a Manaus, em que o ele inaugurou parte da obra do Prosamim no bairro de Cachoeirinha.

Os estudantes enfrentam muitas dificuldades para chegar ao Centro Tecnológico. Outros ramais estão em péssimas condições de tráfego impedindo que os agricultores possam transportar suas produções da zona rural ao centro consumidor de Coari.

O município de Coari fica distante 363 Km de Manaus.


Fonte: A notícia foi enviada pela Seção Você é o Repórter do Portal Amazônia

Mosquiteiro impregnado é alternativa no controle da malária

MANAUS - A área de Doenças Tropicais do Piatam iniciará em breve os testes com um novo instrumento de combate ao mosquito da malária. A nova ferramenta, o mosquiteiro impregnado, será testada na comunidade de Santa Luzia do Buiuçuzinho, localizada no município de Coari.

A equipe aguarda a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) para o início dos testes.

Os mosquiteiros impregnados são cortinados incutidos com deltametrina, um piretróide estável que apresenta um bom desempenho no controle da ação do mosquito da malária, tanto quando utilizado como fumacê, quanto em sua utilização para borrifar as residências.

Eles constituem uma nova geração de mosquiteiros multifilamentosos e são considerados de alta duração, pois quando lavados, a capacidade inseticida da deltametrina é ativada. Assim, quanto mais vezes é lavado, mais eficiente se torna o produto.

Testes

O projeto dos mosquiteiros impregnados terá a comunidade de Santa Luzia do Buiuçuzinho como foco principal, por ser considerada uma área altamente malarígena, segundo o coordenador da área de Doenças Tropicais, Wanderli Tadei. De acordo com o pesquisador, existem comunidades na área de influência do Piatam onde foi registrada uma média de quase oitocentos mosquitos por hora.

Os mosquiteiros foram desenvolvidos para durar até cinco anos. Segundo Tadei, há mosquiteiros que chegam a durar até dez anos, mas não se sabe se as substâncias inseticidas inerentes a ele continuam agindo.

Por isso os testes serão necessários para aferir a durabilidade e a efetividade dos cortinados, considerando as especificidades da região amazônica.

sexta-feira, julho 18, 2008

Vereador quer processar prefeito por abandono

O vereador José Wilson Cavalcante (PSDB), do município de Coari, a 368 quilômetros de Manaus, promete entrar com uma ação contra o prefeito Adail Pinheiro (PMDB) por abandono da função. Cavalcante é o parlamentar designado pelo Tribunal de Justiça a exercer o cargo quando o prefeito se ausenta do município, mas diz que nunca é comunicado oficialmente quando Pinheiro deixa a prefeitura, o que, segundo ele, aconteceu três vezes em 15 dias.

Com a prisão do vice-prefeito Rodrigo Alves (PP) pela Operação Vorax e o impedimento do presidente da Câmara Municipal, Osnir Oliveira, que é candidato a prefeito, Cavalcante, que não se candidatou a nenhum cargo, é o único habilitado a substituir Adail Pinheiro, decisão tomada pela juíza Sheila Jordana Sales, da 1ª Vara da Comarca de Coari. “Sou o único que não está concorrendo este ano e o único que não teve impedimento para assumir. O prefeito viaja, não avisa e eu tenho que ficar no lugar”.

segunda-feira, julho 14, 2008


Em seu blog, o engenheiro de sistemas da Microsoft anunciou lacônicamente que a Microsoft deixará de suportar o Windows for Workgroups 3.11 em 1o de Novembro próximo.

Parece incrível mas essa valorosa versão do Windows ainda sobrevivia em um mundo chamado de "Embedded", habitando em caixas eletrônicos de lojas e super mercados e painéis de horários em estações de trem.

Fonte: Gizmodo