Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, outubro 06, 2009

Gasoduto Coari-Manaus entra em fase experimental

Previsto para ser inaugurado em breve, o gasoduto Urucu-Manaus, que vai transportar inicialmente 5,5 milhões de metros cúbicos de gás natural, começou a operar em fase experimental no último sábado (3) e nesta semana o combustível deve chegar à capital. A informação foi dada pela deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB) em discurso feito nesta terça (6) no plenário da Câmara.

Segundo a parlamentar, que brigou na Justiça para que o transporte do gás não fosse entregue por 50 anos para uma empresa norte-americana falida, a consolidação do projeto é um marco para economia do estado.

“O gasoduto abre novas perspectivas econômicas para os municípios e a capital. Com energia abundante e menos poluente, diversos setores da economia podem ser dinamizados. Além disso, há uma expectativa para o surgimento de um polo petroquímico”, argumentou.

O empreendimento beneficiará diretamente sete municípios por onde vai passar: Coari, Codajás, Anori, Anamã, Iranduba, Caapiranga e Manacapuru.

Logo no início da operação, a Petrobras fornecerá os 5,5 milhões de metros cúbicos do combustível à Companhia de Gás do Estado do Amazonas (Cigás). Cinco milhões serão destinados as termelétricas da capital e aos sete municípios que estão no trecho da obra. O restante servirá para abastecer as indústrias, comércio e transporte.

De Brasília,
Iram Alfaia

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: