Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, julho 24, 2009

Linhas rápidas

Se você quiser dar uma aparência mais profissional a um documento, pode dividir uma página com uma régua horizontal, em vez de sublinhar um título de capítulo ou seção. Para isso, não é necessário mexer na barra de ferramentas de Tabelas e Bordas. Basta usar o teclado.
  • Para criar uma linha preta: digite três travessões (shift ---) e dê Enter
  • Para criar uma linha dupla: digite três sinais de igual (===) e dê Enter
  • Para ter uma linha tripla: digite três cardinais (###) e dê Enter
  • Para ter uma linha pontilhada: digite três asteriscos (***) e dê Enter
  • Para ter uma linha ondulada: digite três til (~~~)
  • Dicas para o Word

    1 - Tudo em maiúsculo ou em minúsculo rapidamente:

    Se você precisa deixar uma palavra, uma frase ou, ainda, um parágrafo todo em letras maiúsculas, não precisa digitar tudo novamente. Basta selecionar a palavra, a frase ou o parágrafo, e pressionar as teclas Shift e F3 ao mesmo tempo. Se quiser que o texto volte a ficar com letras minúsculas, pressione Shift e F3 novamente. Se você repetir esse procedimento pela terceira fez, apenas a primeira letra da palavra ou da frase ficará maiúscula.

    2 - Aumente ou diminua o tamanho de uma fonte rapidamente

    Se você precisa aumentar ou diminuir o tamanho da fonte de uma palavra ou de uma frase, não precisa acessar os recursos de formatação para isso. Basta selecionar a palavra ou a frase desejada e pressionar, ao mesmo tempo, os botões:

    Ctrl e ] para aumentar a fonte
    Ctrl e [ para diminuir a fonte

    3 - Use as sugestões de sinônimos do Word

    Você está elaborando um texto e percebe que uma determinada palavra já foi utilizada naquela frase ou não se encaixa no contexto. Se você não se lembra de nenhuma outra palavra que possa substituí-la, tente utilizar as sugestões dadas pelo próprio Word. Para isso, clique com o botão direito do mouse sob a palavra que deseja substituir e, no menu que surgir, escolha uma palavra que aparece na opção Sinônimos.

    Sugestões de sinônimos no Word


    4 - Impressão: reduza para caber

    Você quer imprimir um texto, mas percebe que a última página contém apenas algumas poucas linhas. Além de ser um desperdício, entregar um documento impresso com a última página quase toda em branco pode ser deselegante. Ao lidar com um problema como esse, faça uso do recurso Reduzir para caber do Word:

    - No Word 2003, vá em Arquivo e clique em Visualizar impressão. Na tela de visualização do arquivo, clique no botão Reduzir para caber. Note que o pequeno texto que estava na última página foi para a página anterior;

    - No Word 2007, clique no botão Office (o botão redondo no canto superior esquerdo do programa), vá à opção Imprimir e escolha Visualização de impressão. Na tela que surgir, procure e clique no botão Reduzir uma página.


    5 - Repita a última ação com um botão

    Suponha que você alterou a cor e o tamanho da fonte de um parágrafo. Se logo em seguida você quiser aplicar essa mesma formatação em um outro trecho do texto, basta selecioná-lo e pressionar a tecla F4. Esse procedimento faz com que o Word repita a última ação realizada, portanto funciona com outros recursos além dos de formatação.

    6 - Cole textos sem formatação

    Você encontrou um texto interessante na internet, mas ao colá-lo em seu documento do Word, notou que ele veio com tabelas, figuras e formatações que bagunçam o trabalho. Para evitar que isso aconteça, copie o texto e:

    - No Word 2003, vá ao menu Editar, escolha Colar Especial e selecione a opção Texto não formatado;

    - No Word 2007, vá à aba Início, clique no botão Colar, selecione o item Colar Especial e, por fim, escolha Texto não formatado.

    Executando esse procedimento, o texto será inserido no Word "puro", isto é, sem formatação ou outros elementos que possam atrapalhar o layout do documento.


    7 - Remova a formatação do texto

    Precisa remover a formatação de um trecho de seu texto? É fácil: selecione o trecho e pressione as teclas Ctrl e Espaço ao mesmo tempo. Se quiser remover a formatação de todo o documento, pressione os botões Ctrl e T ao mesmo tempo e repita o procedimento anterior.


    8 - Passe um parágrafo para cima ou para baixo rapidamente

    Você está organizando um documento e descobre que precisa mover um parágrafo para cima. O jeito é recortar e colar, não? Na verdade, há uma maneira mais fácil: selecione o parágrafo ou o trecho do texto desejado e pressione ao mesmo tempo as teclas Shift, Alt e seta para cima. Se o parágrafo precisa ser movido para baixo, basta repetir o procedimento, porém utilizando a tecla de seta para baixo do teclado. Esse recurso também funciona para movimentar linhas em tabelas.


    9 - Abra arquivos do Word 2007 no Word 2003

    O Word 2007 abre sem dificuldades arquivos das edições 2003 e anteriores, mas o contrário não acontece - o Word 2003 não consegue abrir arquivos do Word 2007 (cuja extensão é .docx). Para resolver esse problema, basta instalar um conversor oferecido gratuitamente pela Microsoft. Depois de instalado, o próprio Word 2003 fará a conversão do arquivo para um formato que o programa possa ler.


    10 - Evite que palavras se separem no final da linha

    Muitas vezes você está trabalhando em um documento e percebe que um certo conjunto de palavras ficaria melhor se estivesse na mesma linha. Por exemplo, suponha que você necessite manter o nome Ayrton Senna sempre junto. Para isso, escreva a palavra Ayrton, pressione ao mesmo tempo as teclas Ctrl, Shift e Espaço e, por fim, digite Senna. Repare agora que Ayrton Senna ficará sempre junto, como se fosse uma palavra só. Se esse nome não couber inteiro no final da linha, ambas as palavras irão para a linha seguinte.

    quarta-feira, julho 22, 2009

    Bento XVI aceita renúncia do bispo de Coari (AM)

    Da EFE

    Cidade do Vaticano, 22 jul (EFE).- O papa Bento XVI aceitou a renúncia ao governo pastoral da prelazia de Coari (AM) apresentada pelo bispo Joércio Gonçalves Pereira, por problemas de saúde.

    A decisão, informou hoje o Vaticano, foi tomada de acordo com o artigo 401, parágrafo 2, do Código de Direito Canônico, pelo qual "se roga encarecidamente ao bispo diocesano que apresente a renúncia de seu ofício se, por doença ou outra causa grave, ficasse diminuída sua capacidade para desempenhá-lo".

    Gonçalves Pereira disse hoje à Agência Efe que apresentou sua renúncia por motivos de saúde, pois a região de Coari tem um clima tropical úmido que não lhe faz bem.

    "O motivo da renúncia é a saúde. Esta é uma região bastante difícil. O clima aqui não favorece muito, é muito quente e úmido", disse.

    Joércio Gonçalves Pereira, de 55 anos, foi nomeado bispo de Coari em 28 de fevereiro de 2007, em substituição do prelado Gutemberg Freire Régis, que renunciou por motivos de idade.

    Gonçalves Pereira, nascido em 3 de setembro de 1953 na cidade de Virgínia (MG), e da ordem dos Redentoristas, disse que, uma vez entregue o cargo, viajará a São Paulo para se colocar "à disposição dos superiores" de sua localidade eclesiástica.

    Segundo ele, aproveitará para fazer exames médicos, pois, em sua família, tem antecedentes de problemas cardíacos e de diabetes. EFE

    Musica de Hoje

    Minha Razão de Viver - Araketu

    Composição: Catia Guimma



    terça-feira, julho 21, 2009

    Pasquale diz que usará a velha ortografia até 2012


    Declaradamente contrário à nova ortografia, o professor de português e colunista da Folha Pasquale Cipro Neto tirou dúvidas enviadas pelos internautas à Redação do UOL Educação sobre as regras da reforma ortográfica.

    O professor criticou a implantação das novas normas antes de todas as dúvidas de grafia serem resolvidas - lacunas criadas pela imprecisão de certos trechos do novo acordo ortográfico - e disse que vai usar a ortografia antiga, em suas comunicações pessoais, até dezembro de 2012, quando somente a nova grafia será considerada como correta. Assista ao bate-papo e veja outras dicas no especial Reforma Ortográfica.

    domingo, julho 19, 2009

    Como Funciona um HD

    Um interessante vídeo mostrando um disco rigido (HD) aberto e funcionando.

    Sex Appeal

    No documentário a Ciência do Sex Appeal o Discovery Chanel mostra que diferente dos homens, as mulheres não se atraem pelo tipo fisico do homem.