Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, junho 15, 2010

PERSONAGENS BÍBLICOS - ARQUIPO

Arquipo era uma das três pessoas a quem Paulo endereçou a carta primeiramente escrita a Filemom (a terceira pessoa a quem endereçou a carta foi Áfia, uma mulher). Paulo chama Arquipo de "nosso companheiros de lutas", indicando que os cristãos se encontravam em sua casa (Fm 1.2).

Arquipo é também mencionado em Colossenses (4.17), em que é admoestado a completar o trabalho do qual for incumbido. Muito estudiosos acreditam que ele era filho de Filemom, e que Áfia era sua mãe ou esposa. Não existe evidência real para isso, exceto o fato de que Paulo se dirige a todos na carta claramente endereçada a Filemom, cuja finalidade era exortá-lo a libertar seu escravo Onésimo. John Knox defendia que o trabalho de Arquipo era convencer o pai a libertar Onésimo.

A "leitura nas entrelinhas" permite que se chegue à conclusão lógica de que Filemom era um líder das igreja em toda a região da Laodicéia, e Arquipo era o líder direto dos cristãos em Colossos. Tudo isso, é óbvio, não passa de conjectura, mas parece bem razoável.

Fonte: "Todos os Personagens da Bíblia de A a Z" / Richard R. Losch - editora Templus, pág. 58;

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: