Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, outubro 28, 2010

As 10 principais razões das pessoas darem unfollow no Twitter

Se você já usa twitter há algum tempo, provavelmente já levou um “unfollow” de alguém. E se você não liga para isso, está mentindo. Alguns chegam até e usam aplicativos como o who.unfollowed.me.
Antes de qualquer coisa, perder um seguidor ou outro é comum no Twitter. Às vezes eu sigo alguém esperando algo, mas o resultado acaba sendo bem diferente. Ok. Aquela pessoa twitta coisas interessantes, mas não para mim. E é isso o que torna essa ferramenta tão fantástica. Por mais que você siga centenas de pessoas, elas praticamente falam as mesmas coisas: falam sobre seus interesses.
Mas se você representa uma empresa e de repente seus seguidores começaram a cair numa taxa alta, é possível que você esteja cometendo algum erro sério. Abaixo eu listo as 10 principais razões que levam as pessoas a darem unfollow nas outras:

1. Você não está dizendo nada.

Tal qual falar é diferente de dizer, twittar também é diferente de dizer. Muitas vezes as pessoas podem falar sem dizer nada. O mesmo ocorre com um tweet: tenha conteúdo. O velho dita ainda vale no meio digital: se é para falar besteira, é melhor ficar calado. Você não precisa twittar dezenas de vezes ao dia, basta manter um ritmo e ser oportuno.

2. Você sumiu.

Muitas pessoas começam a twittar com freqüência. Fazem dezenas de tweets num único e dia e, de repente… puff! Somem. Depois de uns 15 dias voltam a twittar muito e, sem motivo aparente, somem novamente.  Essas pessoas que não mantém um ritmo de postagens são mais propensas a receber unfollow. Como o twitter é uma ferramenta de comunicação praticamente instantânea, você deve aparecer sempre que possível, garantindo que seja sempre visto pelos seus seguidores.

3. Você é egocêntrico.

“Eu fiz isso… Eu fiz aquilo… Vejam MEU post no MEU blog com MEU ponto de vista…” Okay, você só sabe falar sobre você mesmo. A menos que você seja uma celebridade, cedo ou tarde, as pessoas se cansaram de você. Lembre-se que a internet é uma comunidade global. Traga para seus seguidores informações relevantes de fora, conte como você vê o mundo, não o SEU mundo. Se você tem um blog, evite ficar twittando o tempo todo sobre ele. Twitte sobre outros blogs semelhantes, sobre notícias. Seja variado, mas sem fugir da sua área de interesse, é claro.

4. Você é chato.

Ok. Talvez você seja legal (pessoalmente), mas seu twitter é um saco. Pessoas chatas geralmente twittam a cada 5 segundos e seus conteúdos são extremamente banais (uma versão ainda pior do “você não está dizendo nada). Se for para twittar a todo momento, seja engraçado, traga conteúdo, seja relevante.

5. Seus seguidores são, na verdade, robôs.

É, desculpe-me desapontá-lo. Seus seguidores não eram exatamente… humanos. Se você já tem uma conta de twitter há mais de um ano, reparará que de tempos em tempos você é “invadido” por várias contas robôs que começam a lhe seguir. Essas contas se aproveitam do efeito followback, esperando que você as siga de volta. E, bem, se você não as segue de volta, elas lhe dão unfollow – e algumas são ainda mais sacanas: mesmo que você as siga, em algum momento elas lhe darão unfollow do mesmo jeito. Não se preocupe com isso. Ces’t La vie.

6. VOCÊ é o robô

Já falei num outro tópico sobre o uso de perfis robôs no twitter. Pessoas que usam aplicativos para twittar mensagens prontas e não interagem com as pessoas. Essas contas tem um índice altíssimo de follow to unfollow, ou seja, de pessoas que seguem e, ao perceberem que a conta não interage, deixam de seguir. Qual é! Já estamos saturados de mecanismos frios, queremos pessoas em suas contas de twitter.

7. Você está ofendendo as pessoas.

Época eleitoral é um momento daqueles que você perde seguidores “de graça” por dar sua opinião política. Se você  que realmente dar sua opinião sobre algum tema polêmico, evite o twitter. Seus poucos caracteres não serão o suficiente para sustentar seu ponto de vista e isso pode ofender pessoas e, conseqüentemente, reduzir seu número de seguidores. Mas se esse tweet é mesmo muito importante, então vá enfrente: twitter por sua própria conta e risco, entendendo que você pode perder alguns followers.

8. Você está ofendendo as pessoas[2].

Cuidado com o conteúdo que você coloca na rede. Twittar sites de pornografia, “brincadeirinhas” de mal gosto, xingamentos e ofensas públicas podem fazer seus seguidores voarem para longe. Mantenha o tom dentro do twitter. Se alguém lhe ofendeu diretamente, leve a briga para as mensagens diretas, não discuta no twitter. Nada mais chato que ver alguém falando em caixa alta e se repetindo várias vezes.

9. Você mudou de foco.

Nada mais natural. As pessoas são assim: estão em constante mudança. E a nossa sociedade midiática só aumenta isso. As pessoas constroem novas identidades a todo o momento. Se você defendia teoria X e agora defende teoria Y, é normal que você perca muitos seguidores. Não se desespere, os seguidores velhos vão, mas os novos vão chegar – acredite na profecia!

10. Você está usando o Twitter como MSN.

Seu último tweet interessou bastante um dos seus seguidores. E ele começa a conversar com você. E você responde. E o papo continua até altas horas. Legal. Mas não para quem está fora da conversa. Imagine só a seguinte situação: você convida seu amigo para uma festa, mas quando chega lá você começa a conversar com uma 3ª pessoa e deixa-o de fora. Ele não vai curtir, certo? Vai lhe dar unfollow. Use as mensagens diretas quando perceber que a conversa se estendeu para mais do que um tweet. Lembre-se que quando você começa um tweet com um @, somente os amigos em comum entre vocês dois verão a conversa, isso já reduz consideravelmente o atrito com seus outros seguidores.Se não for suficiente, troquem e-mail, MSN, skype, continuem a conversa fora do twitter.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: