Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, dezembro 27, 2010

Urucu é destaque entre produtores terrestres em novembro, aponta ANP


MANAUS - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) apontou os campos Leste do Urucu e Rio Urucu, no Amazonas, como os maiores produtores terrestres de petróleo e gás natural do Brasil. A informação faz parte do Boletim de Produção divulgado hoje (27), que ainda registrou recorde na produção brasileira no mês de novembro.
Aproximadamente 91,2% da produção de petróleo e gás natural foram extraídos de campos explorados pela Petrobras. Os três maiores campos terrestres produtores de petróleo e gás natural, em barris de óleo equivalente, foram Leste do Urucu, Rio do Urucu e Carmópolis. Com esses números, o Amazonas ficou entre os cinco maiores produtores do País, incluindo os de plataformas marítimas.
A produção de petróleo do Estado apresentou, em novembro, o sexto maior volume brasileiro, com 35.184 barris por dia. Já na distribuição nacional referente ao gás natural, o Amazonas aparece na terceira posição, com produção diária de 10.582 metros cúbicos do combustível.
A bacia do Solimões foi responsável por 16% da produção de gás natural de novembro e de 1,7% do petróleo nacional. Somente o Campo Leste do Urucu representou 50 mil barris de óleo equivalente por dia. A produção do Campo Rio Urucu ficou pouco abaixo, com 49 mil barris diários.
Produção nacionalO aumento na produção petrolífera ficou em torno de 5,2% em comparação a novembro de 2009, e em 4,6% em relação a outubro de 2010.  No gás, a elevação foi de aproximadamente 12% na comparação com novembro de 2009, e de 2% em relação a outubro de 2010.
Ao todo, a produção de petróleo foi de aproximadamente 2,089 milhões de bbl por dia e a de gás natural, de 66,2 milhões de metros cúbicos por dia. A queima de gás natural teve redução de 15,1% em novembro de 2010 em comparação ao mesmo mês do ano passado, mas aumento de 22,8% em relação a outubro.  (IP)

Fonte: http://portalamazonia.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: