Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

sábado, maio 29, 2010

Novo DVD é capaz de armazenar mil vezes mais dados que Blu-ray

Cientistas descobriram um novo material sintético constituído por uma forma diferente de cristais de óxido de titânio. A novidade é que este material permite criar discos com capacidade mil vezes maior que um disco de Blu-ray, chegando a 25TB.

De acordo com o cientistas, o processo é possível quando se coloca a substância no disco, formando assim uma película negra de metal. Essa película conduz eletricidade quando o leitor óptico atinge o disco e a luz funcionaria como "ON/OFF" para o armazenamento de dados.
Os pesquisadores afirmam que, pelo fato de o material mudar de cor na presença de luz, as cores refletem a luz de forma diferente, possibilitando o armazenamento diferenciado de informações.
Ainda não há previsão para o produto ser fabricado em escala comercial, mas sabe-se que o custo do material é baixo.
Quantos aos aparelhos que estão no mercado hoje, não há informações se serão capazes de reproduzir os novos discos.

 Fonte: Olhar Digital

terça-feira, maio 25, 2010

Juruá-Urucu pode atrasar

A Petrobras deverá iniciar a construção do gasoduto Juruá-Urucu até 2011 para manter o cronograma original do projeto, previsto para 2012, alertou nesta segunda-feira (24/05) o gerente de Implementação de Empreendimentos Dutoviários da Região Norte da petroleira, Mauro Loureiro. A área de Gás e Energia, no entanto, ainda não tem uma sinalização por parte do E&P sobre o início das atividades do campo Juruá, na bacia do Solimões, o que gera dúvidas quanto ao cronograma do gasoduto.

Com 130 km de extensão, as obras de construção do empreendimento estão previstas para durar um ano e meio, com desafios ainda maiores que o gasoduto Urucu-Coari-Manaus. “Além de estar na Selva Amazônica, Juruá-Urucu não será construído em paralelo aos grandes rios, o que é uma dificuldade adicional ante o Urucu-Coari-Manaus”, explica Loureiro.
O empreendimento tem o objetivo de escoar a produção de gás e de condensado dos Campos de Juruá e de Araracanga até o polo Arara (Urucu), localizado na cidade de Coari, no Amazonas. O polo Juruá situa-se a 750 km a sudoeste de Manaus e o campo de Araracanga fica as margens do Rio Tefé e é mais próximo ao Pólo Arara.

Fonte: Energia Hoje

domingo, maio 23, 2010

As impressoras HP torna a instalação muito mais fácil

O que acontece com as pessoas que não estão familiarizadas com computadores, e gastar um tempo muito grande na instalação de novos periféricos, como impressoras. Isso acontece principalmente com usuários de primeiro computador. Mas isso está para mudar nas impressoras, e quem poderia fazer uma revolução assim a não ser a HP?!
A HP anunciou as primeiras impressoras a laser e plug da industria. Com esse plug e a tecnologia de impressão o utilizador não necessitará de drivers ou CDs para começar a utilizar a impressora para no trabalho. Basta ligar o cabo USB e a impressora se instalará sozinha.

As impressoras HP que incluem esse novo recurso são:
  • LaserJet P1100 Pro;
  • LaserJet M1130;
  • M1210 MPF impressora laser;
  • P1566 e P1606dn impressora laser.
A LaserJet P1100 também é considerado como a mais eficiente impressora laser  no quesito energia, ela  tem tecnologia on/off automática que só habilita a impressora quando um trabalho de impressão é detectado.

Fonte: SlashGear