Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, outubro 28, 2010

As 10 principais razões das pessoas darem unfollow no Twitter

Se você já usa twitter há algum tempo, provavelmente já levou um “unfollow” de alguém. E se você não liga para isso, está mentindo. Alguns chegam até e usam aplicativos como o who.unfollowed.me.
Antes de qualquer coisa, perder um seguidor ou outro é comum no Twitter. Às vezes eu sigo alguém esperando algo, mas o resultado acaba sendo bem diferente. Ok. Aquela pessoa twitta coisas interessantes, mas não para mim. E é isso o que torna essa ferramenta tão fantástica. Por mais que você siga centenas de pessoas, elas praticamente falam as mesmas coisas: falam sobre seus interesses.
Mas se você representa uma empresa e de repente seus seguidores começaram a cair numa taxa alta, é possível que você esteja cometendo algum erro sério. Abaixo eu listo as 10 principais razões que levam as pessoas a darem unfollow nas outras:

1. Você não está dizendo nada.

Tal qual falar é diferente de dizer, twittar também é diferente de dizer. Muitas vezes as pessoas podem falar sem dizer nada. O mesmo ocorre com um tweet: tenha conteúdo. O velho dita ainda vale no meio digital: se é para falar besteira, é melhor ficar calado. Você não precisa twittar dezenas de vezes ao dia, basta manter um ritmo e ser oportuno.

2. Você sumiu.

Muitas pessoas começam a twittar com freqüência. Fazem dezenas de tweets num único e dia e, de repente… puff! Somem. Depois de uns 15 dias voltam a twittar muito e, sem motivo aparente, somem novamente.  Essas pessoas que não mantém um ritmo de postagens são mais propensas a receber unfollow. Como o twitter é uma ferramenta de comunicação praticamente instantânea, você deve aparecer sempre que possível, garantindo que seja sempre visto pelos seus seguidores.

3. Você é egocêntrico.

“Eu fiz isso… Eu fiz aquilo… Vejam MEU post no MEU blog com MEU ponto de vista…” Okay, você só sabe falar sobre você mesmo. A menos que você seja uma celebridade, cedo ou tarde, as pessoas se cansaram de você. Lembre-se que a internet é uma comunidade global. Traga para seus seguidores informações relevantes de fora, conte como você vê o mundo, não o SEU mundo. Se você tem um blog, evite ficar twittando o tempo todo sobre ele. Twitte sobre outros blogs semelhantes, sobre notícias. Seja variado, mas sem fugir da sua área de interesse, é claro.

4. Você é chato.

Ok. Talvez você seja legal (pessoalmente), mas seu twitter é um saco. Pessoas chatas geralmente twittam a cada 5 segundos e seus conteúdos são extremamente banais (uma versão ainda pior do “você não está dizendo nada). Se for para twittar a todo momento, seja engraçado, traga conteúdo, seja relevante.

5. Seus seguidores são, na verdade, robôs.

É, desculpe-me desapontá-lo. Seus seguidores não eram exatamente… humanos. Se você já tem uma conta de twitter há mais de um ano, reparará que de tempos em tempos você é “invadido” por várias contas robôs que começam a lhe seguir. Essas contas se aproveitam do efeito followback, esperando que você as siga de volta. E, bem, se você não as segue de volta, elas lhe dão unfollow – e algumas são ainda mais sacanas: mesmo que você as siga, em algum momento elas lhe darão unfollow do mesmo jeito. Não se preocupe com isso. Ces’t La vie.

6. VOCÊ é o robô

Já falei num outro tópico sobre o uso de perfis robôs no twitter. Pessoas que usam aplicativos para twittar mensagens prontas e não interagem com as pessoas. Essas contas tem um índice altíssimo de follow to unfollow, ou seja, de pessoas que seguem e, ao perceberem que a conta não interage, deixam de seguir. Qual é! Já estamos saturados de mecanismos frios, queremos pessoas em suas contas de twitter.

7. Você está ofendendo as pessoas.

Época eleitoral é um momento daqueles que você perde seguidores “de graça” por dar sua opinião política. Se você  que realmente dar sua opinião sobre algum tema polêmico, evite o twitter. Seus poucos caracteres não serão o suficiente para sustentar seu ponto de vista e isso pode ofender pessoas e, conseqüentemente, reduzir seu número de seguidores. Mas se esse tweet é mesmo muito importante, então vá enfrente: twitter por sua própria conta e risco, entendendo que você pode perder alguns followers.

8. Você está ofendendo as pessoas[2].

Cuidado com o conteúdo que você coloca na rede. Twittar sites de pornografia, “brincadeirinhas” de mal gosto, xingamentos e ofensas públicas podem fazer seus seguidores voarem para longe. Mantenha o tom dentro do twitter. Se alguém lhe ofendeu diretamente, leve a briga para as mensagens diretas, não discuta no twitter. Nada mais chato que ver alguém falando em caixa alta e se repetindo várias vezes.

9. Você mudou de foco.

Nada mais natural. As pessoas são assim: estão em constante mudança. E a nossa sociedade midiática só aumenta isso. As pessoas constroem novas identidades a todo o momento. Se você defendia teoria X e agora defende teoria Y, é normal que você perca muitos seguidores. Não se desespere, os seguidores velhos vão, mas os novos vão chegar – acredite na profecia!

10. Você está usando o Twitter como MSN.

Seu último tweet interessou bastante um dos seus seguidores. E ele começa a conversar com você. E você responde. E o papo continua até altas horas. Legal. Mas não para quem está fora da conversa. Imagine só a seguinte situação: você convida seu amigo para uma festa, mas quando chega lá você começa a conversar com uma 3ª pessoa e deixa-o de fora. Ele não vai curtir, certo? Vai lhe dar unfollow. Use as mensagens diretas quando perceber que a conversa se estendeu para mais do que um tweet. Lembre-se que quando você começa um tweet com um @, somente os amigos em comum entre vocês dois verão a conversa, isso já reduz consideravelmente o atrito com seus outros seguidores.Se não for suficiente, troquem e-mail, MSN, skype, continuem a conversa fora do twitter.

500 livros digitais em portugues para baixar

O Site SuperDownloads fez uma compilação de 500 e-books em português para download gratuito. Podem ser encontrados autores consagrados da literatura brasileira, como Fernando Pessoa, Eça de Queiroz, Machado de Assis, José de Alencar, Casimiro de Abreu, Rui Barbosa e também da literatura internacional, como William Shakespeare, Julio Verne, Dante Alighieri, Aristóteles, Oscar Wilde e Luís de Camões.
É uma boa dica para quem é um amante da literatura ou para quem está prestando vestibular, por exemplo, pois muitos desses livros são cobrados em provas para a Unb, Unicamp, UFRJ, UFSC, UFMG dentre outras.
Além disso, algumas apostilas podem ser encontradas. Dando uma olhada eu encontrei apostila para concurso de enfermagem, um livro intitulado "Como expandir a sua inteligência", um outro sobre web analytics, uma cartilha feita pelo governo brasileiro com dicas de como escrever bem para internet, a Carta da Terra, "A arte da Guerra", "Como ganhar dinheiro na internet" ...
Os livros são todos grátis e vêm em formato PDF, que pode ser aberto pelo Adobe Acrobat.
500 Livros Digitais em português para download

domingo, outubro 24, 2010

Dicas de boa convivência no Twitter

Depois de ver muitos chatos virtuais no Twitter, resolvi dividir com vocês coisas que realmente irritam ou que podem fazer você perder uns seguidores. Não são dicas apenas minhas, mas de muitas pessoas com as quais eu converso diariamente. Muitas vezes o cara que é super legal pessoalmente pode ser chatíssimo virtualmente.

Pra começar: sim, você pode dizer o que quiser no Twitter, mas ele não é um muro de lamentações. Todo dia reclamar de acordar cedo, do trabalho, do trânsito, da ex que não larga do seu pé, dos seus professores não acrescenta nada a quem te segue. Desapegue do mal humor!

Retuitar elogio é coisa de gente que se acha. Se você é uma pessoa legal, os outros saberão. Não serão os elogios que você vai receber e dar RT que vai fazer seus seguidores te acharem bacana, divertido, etc. Na verdade pode causar o efeito contrário!

Evite encher a timeline alheia com conversas irrelevantes com outros seguidores. Msn existe para isso.

Você não precisa comentar cada cena da novela ou do debate que está passando. Já reparou como é chato entrar no Twitter na hora de programas como esse? Timeline cheia de comentários e opiniões desnecessárias.

Não peça para ser seguido. Diga coisas interessantes, repasse links úteis e/ou engraçados. É assim que você ganha seguidores "fiéis".

O Follow Friday #FF foi criado para que perfis com conteúdo interessante fossem indicados. Não use o #FF para puxar saco de celebridades ou de amigos. Se você faz isso, as suas indicações perdem credibilidade.

Copiar piadas ou frases de famosos não torna você engraçado ou inteligente. Dê o crédito a quem escreveu.
E para finalizar: você #não precisa #usar #hastags a #todo momento.

Serviço Geológico do Brasil registra vazante recorde no Rio Amazonas

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou nesta sexta-feira relatório em que aponta baixa recorde do Rio Amazonas na estação de medição de Parintins, verificada no local na quarta-feira. As aferições ali são feitas no município desde 1970. O nível estava 10 centímetros abaixo do menor já visto anteriormente, em 1997.
Com a seca que a região enfrenta, as estações de Careiro e Itapeua, no Rio Solimões, também chegaram aos seus níveis mais baixos já medidos.
- Nesta semana está recorde em Careiro, Itapeua e Parintins. E vai continuar baixando mais. Ao contrário de Tabatinga, que já está subindo -informa o gerente de hidrologia do CPRM, Daniel Oliveira.
Na semana passada, a estação de Tabatinga, no Alto Solimões havia registrado vazante recorde. Em Itapeua (comunidade situada no município de Coari), o nível da água medido na terça-feira (19) estava 98 centímetros abaixo do menor já verificado anteriormente, em 1998.
O Rio Solimões entra no Brasil perto de Tabatinga, na tríplice fronteira com a Colômbia e o Peru. Na altura de Manaus, ele conflui com o Rio Negro. Como explica Oliveira, por ter um volume maior de água, o Solimões influencia também o nível do Negro nas imediações da capital amazonense, e este deve registrar baixa recorde ainda neste fim de semana, provavelmente no domingo.
"O nível d'água baixou 1,13 m na última semana, tornando-se a segunda maior vazante registrada na série histórica que conta com dados diários desde 1902, faltando apenas 16 cm para atingir a vazante histórica de 1963, quando o nível ficou em 13,64 m", explica relatório do CPRM.
A região do Alto Rio Negro tem sua época de seca em fevereiro, e, por isso, não tem nível baixo. Oliveira explica que, quando o Solimões tem nível alto, ele represa e aumenta o espelho d'água do Negro. Na seca, acontece o contrário, e o nível do segundo rio cai perto da foz.
A seca no Amazonas já fez com que 38 dos 62 municípios do estado decretassem situação de emergência, segundo informou a Defesa Civil. Mais de 62 mil famílias foram afetadas pela estiagem e pelo baixo nível dos rios, informa o governo. 
 
Fonte: O Globo