Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

domingo, janeiro 16, 2011

Tutorial: Crie um Twitter hoje mesmo

Criado em 2006, o microblog Twitter é um dos sites mais utilizados no mundo todo, e conquista milhões de usuários dia após dia. Usam-no para entretenimento, divulgação de marcas, promoção de eventos, conhecer novas pessoas, fazer amigos, acompanhar o dia a dia de pessoas famosas, e por aí vai. E, apesar da enorme quantia de usuários, ainda há muitos que não têm um perfil no site. Se essa é sua situação e sente dificuldades em criar uma conta, esse tutorial é para você.
Uma das grandes dificuldades que as pessoas encontram é o idioma, já que ainda não existe versão em português (apesar de ela estar sendo planejada). Mas, seguindo os passos abaixo, você não terá dificuldade e logo vai estar acostumado a termos como “follow“, “retweet“, “hashtag“. Vamos lá!

Passo 1 – Entre no site!
Ok, essa é a parte mais óbvia. :mrgreen: Acesse twitter.com e você estará na página inicial do site. A página que você verá é mais ou menos assim:
Legenda:
1 – Barra de Trendig Topics. São os assuntos mais comentados, tópicos sobre os quais muita gente fala ao mesmo tempo no mundo todo.
2 – Exemplos de perfis no Twitter. See who’s here (Veja quem está aqui) – Aí, são mostrados os perfis de pessoas bastante influentes e conhecidas. É como se fosse uma espécie de “incentivo” para que você crie um Twitter, para que possa interagir com elas.
3 – Top Tweets. São os “tweets” (o que as pessoas escreveram) que mais foram “retwitados”, ou seja, mais divulgados. Cada tweet dessa lista teve mais de 100 retweets.
4 – Vídeo sobre o New Twitter. É que, há pouco tempo, foi criada uma nova versão do site, que tem suas melhorias mas também tem pontos negativos. Ignore isso por enquanto.
5 – Espaço para logar (sign in). Quando você já tiver sua conta, é por esse local que você a acessará, digitando seu nome de usuário e senha.
6 – Logo e caixa de pesquisa. A caixa não é muito útil por enquanto, a não ser que você queira procurar por algumas pessoas antes de criar sua conta. Ignore-a.
7 – Footer do site. Links sobre o site, como o blog “Status“, que contém notícias sobre o funcionamento do Twitter, e a linguagem na qual você vê a página. Como eu já disse, ainda não há disponibilidade para o português.
8 – Botão “Sign Up”. Chegamos à parte que realmente interessa! Clique aí para começar a criar sua conta e siga para o próximo passo.

Passo 2 – Preencha as informações para Login.
 Ao clicar em “Sign Up”, você vai ser direcionado para essa página:
Instruções para preencher:
Full Name (Nome Completo): é como as pessoas verão seu nome. Evite aqueles símbolos, carinhas e afins.
Username (Nome de Usuário): será seu link, por exemplo, meu username é “”spectromgm” e o link para meu twitter é twitter.com/spectromgm. É como te mandarão replies e mentions, através de uma @ (arroba) seguida de seu username (por exemplo, @spectromgm). E também será seu login.
Password (Senha): crie uma senha segura e tome cuidado para não esquecê-la. Nada de “xxxx” ou “1234″ na sua senha!
Email: deverá ser um e-mail que exista! Você precisa confirmar sua conta através dele mais tarde.
Terms of Service (Termos de Serviço): se você pertence à pequena parcela da população que realmente lê os termos de serviço de um site antes de criar uma conta, use um tradutor. Pode ajudar, apesar de não ser totalmente confiável.
Create my account (Criar minha conta): clique aí e vamos para o próximo passo.

Passo 3 – Verificação de palavras.
Apenas uma verificação para comprovar que você é humano e não um robô criando contas para mandar spam.
Sem mistério, digite as duas palavras e clique em “Finish“. Se não conseguir lê-las, clique em “Get two new words“.

Passo 4 – Selecionar seus interesses.
A próxima página é essa:
Aqui, aparecerão vários “twitteres” de pessoas e empresas famosas divididos em diferentes categorias. Na categoria “Brazil”, para mim apareceu o twitter do Luciano Huck e o do Felipe Solari.
Mas você terá outras oportunidades de segui-los em breve. Ignore essa página. Agora, clique em “Next Step: Friends“.

Passo 5 – Adicionar amigos de outras contas.
Se quiser, você pode logar no Yahoo, Gmail, Hotmail ou LinkedIn e seguir seus contatos de lá. Mas sugiro que você ignore isso também, e clique em “Skip import
.
Passo 6 – Criar seu perfil.
Pronto, você já criou sua conta. Antes de mais nada, abra sua caixa de entrada de e-mails e confirme. Em seguida, vá ao canto superior direito da tela, clique na seta (ao lado de seu username) e, em seguida, em “Settings”.
Na próxima página, clique em “Profile”:
E você verá essa página:
Você pode editar seu nome em “Name”, colocar sua cidade em “Location”, um endereço seu na internet (blog, orkut, facebook, etc) em “Web” e escrever algumas informações sobre você em “Bio”. Não esqueça de colocar uma foto sua, clicando em “Escolher Arquivo” ou “Search File”, para que não fique no seu perfil a foto do ovo de passarinho! :P Clique em “save” para salvar suas alterações.

Passo 7 – Siga algumas pessoas.
O Twitter não serve para nada se você não seguir ninguém! Aqui vai uma breve lista de algumas pessoas que você pode achar interessante seguir:
@Archipo – Eu!
@huckluciano – Luciano Huck, apresentador.
@RealKaka – Kaká, jogador de futebol.
@ivetesangalo – Ivete Sangalo, cantora.
@manomenezes – Mano Menezes, atual técnico da seleção.
@realwbonner – William Bonner, apresentador do JN.
Para seguir, vá até o perfil da pessoa e clique em “Follow”. Aí, tudo o que ela “Tuitar” aparecerá em sua “Home”, a página inicial.
Agora, você já pode contar pra todo mundo que tem twitter! Para seus amigos, colegas, para sua avó, sei lá.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: