Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, fevereiro 22, 2011

Instabilidade no interior

A alternância de decisões judiciais pós Eleições 2008 também afetou os municípios de Coari, Itacoatiara e Manicoré. Em Coari, o prefeito eleito em 2008, Rodrigo Alves (PP), foi cassado, mas recebeu o aval para permanecer no cargo até o julgamento do recurso pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Cinco dias depois do julgado, um vereador assumiu. Passado dois dias, outra decisão coloca um segundo vereador no poder. Mais três dias e o primeiro vereador volta a prefeitura. O impasse só foi resolvido depois da realização de Eleições Suplementares no município que elegeu Arnaldo Mitouso (PMN). 

De outubro de 2009 a fevereiro de 2010, Itacoatiara viveu o drama do troca-troca de prefeitos. Três pessoas diferentes assumiram o comando: o prefeito eleito Antônio Peixoto (PT), o presidente da Câmara, Raimundo Silva (PMDB), e o segundo colocado na eleição, Donmarques Mendonça (PR). Peixoto administra a cidade atualmente.

O município de Novo Airão viveu a mesma instabilidade política entre 2005 e 2008, quando trocou 11 vezes de prefeito. Manicoré também sofreu troca-troca de prefeito em 2009. 

Naquele ano, a cidade chegou a ser comandada por quatro prefeitos e foi palco de uma disputa que incluiu decisões judiciais contraditórias, denúncias de desvios de recursos, prisões e suspeitas de pistolagem.
Em 2009, o então prefeito Emerson Pedraça (PMDB) foi cassado por problemas no registro de candidatura de seu vice. Manoel Galdino, o Nena, assumiu em 5 de maio, mas, em virtude de problemas enfrentados após uma tentativa de homicídio que o deixou tetraplégico até novembro de 2009 nunca havia assumiu o cargo por mais de uma semana.

Em seu lugar, administrava seu vice, Lúcio Flávio até que uma decisão judicial da desembargadora do TJ-AM e hoje presidente do TRE-AM, Maria das Graças, afastou o vice dando o comando da prefeitura ao presidente da Câmara, Emir Pedraça, que era suspeito no crime contra “Nena”. Atualmente, Manicoré é administrada por “Nena” e Pedraça negava as acusações.

TSE tem postura diferente do TRE
A assessoria de comunicação do TSE atribui o fato da instituição ter decisões mais coerentes a pouca substituição dos membros titulares da Corte. Ainda segundo a assessoria, quando são necessárias as substituições os membros têm total autonomia nas decisões e votam de acordo com a convicção deles. 

Fonte: http://acritica.uol.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: