Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, abril 28, 2011

Lobo, Adail Pinheiro ou Wilson Lisboa? Eis a questão

Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu processo que pode causar uma sequencia de dança de cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM).

Veja a embolada que vai ficar a disputa pela vaga do deputado estadual Washington Régis (PMDB), cujo mandato, por causa de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), será substituído por um ficha suja eleito no ano passado.

Três políticos estão no páreo pela vaga: o ex-deputado e ex-prefeito de Fonte Boa Wilson Lisboa (PCdoB), condenado pelo Tribunal de Contas da União; o ex-prefeito de Coari Adail Pinheiro (PRP), condenado por abuso do poder político e econômico, ao distribuir R$ 5 milhões em brindes no Dia das Mães de 2008; e o ex-deputado José Lobo (PCdoB), que é ficha limpa, poderá assumir o mandato provisoriamente até a Justiça Eleitoral decidir todas as pendências dos anistiados pelo Supremo.

Vamos às explicações:
Com as candidaturas fichas sujas validadas, o quociente eleitoral se altera, Régis sai e imediatamente o herdeiro do espólio é Adail, que já teve os votos validados, mas ainda não assumiu porque as contas eleitorais dele, do ano passado, ainda não foram julgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

Esse processo de contas eleitorais ainda está engatinhando e um novo fato surgiu esta semana que pode tirá-lo da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), antes mesmo dele ser diplomado pela Corte Eleitoral.

O fato novo é que o processo de validação dos votos do ex-prefeito de Careiro Hamilton Villar (PCdoB), que disputou vaga à ALE no ano passado, chegou ao plenário do Tribunal Superior Eleitoral na segunda-feira (25) e, se acolhido, poderá tirar a vaga de Adail e repassá-lo para o PCdoB.

Nessa epopéia surge outro complicador:
É que Villar não tem chance se eleger, mas os votos dele são suficientes para dar ao PCdoB um mandato na ALE-AM. E, nesse caso, o primeiro da fila do partido é o ex-deputado José Lobo (PCdoB), o ficha limpa mais bem votado do pleito passado.

Acontece que, o ficha suja comunista Wilson Lisboa está em processo de contagem de votos e, assim que tiver os votos homologados e se conseguir resolver outras pendências jurídicas, ficará com o cargo, pois tem maior votação que Lobo.

 Fonte: ACrítica

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: