Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

domingo, agosto 14, 2011

Primaz do Brasil ordena novo bispo da Prelazia de Coari

Michael Mutinda
 
Festas, ordenações, beatificação e consagração têm marcado o ano 2011 até agora a cidade de Salvador, terra de todos os santos na Bahia. Nesta sexta-feira, dia 12 de agosto, os fiéis católicos de Salvador voltaram a se reunir para a ordenação episcopal de mais um pastor, dom Marcos Piatek, CSsR, eleito pelo papa Bento XVI para bispo da Prelazia de Coari, AM.

Operário na messe do senhor
A celebração que contou com inúmeras fiéis, padres, diáconos e bispos, foi presidida por dom Murilo, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, e co-presidida por dom Ceslau Stanula, CSsR, bispo de Itabuna, BA e dom Gutemberg Freire, CSsR bispo de Coari, AM. A missa de ordenação, seguida de uma confraternização, foi celebrada na paróquia Ressurreição do Senhor, no bairro Ondina em Salvador.
Na sua homilia, dom Murilo dirigiu palavras de coragem a todos, mas em especial ao seu colega dom Marcos. "Todo pastor é ordenado para anunciar o Evangelho, santificar os fieis e conduzir o povo de Deus à casa do Pai. Nisso", continuou dom Murilo, "é preciso ter recursos que dão esperança para o pastor e para todo povo de Deus. Esses recursos são: o amor a Cristo que leva ao amor a cada homem e mulher e a sua realização; os seus irmãos bispos que animam e enriquecem na vivência como irmãos; e a própria Igreja particular que na sua missão deveria ser casa e escola da esperança". Falando particularmente ao novo bispo, dom Murilo lembrou as palavras de Santo Agostinho: "para o povo, ele deve ser bispo e com o povo, um pastor". Dom Murilo pediu a dom Marcos que se apoiasse em Maria, como sua Rainha e protetora e que cultivasse a imagem de um pai para todo o povo.

O caminho trilhado
Dom Marcos Marian Piatek, nasceu em 10 de outubro de 1954, em Tuchow, diocese de Tarnów, polônia. Entrou na congregação dos missionários redentoristas em 1973. Foi ordenado sacerdote em 5 de junho de 1980 e veio ao Brasil em 1986. Atualmente é professor do Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador, da Faculdade São Bento da Bahia e da Escola Diaconal da Arquidiocese de Salvador. É autor de livros e vários artigos.
O novo bispo escolheu um brasão azul que representa o firmamento celeste e o mando de Nossa Senhora significando justiça, serenidade, fortaleza e nobreza. O seu lema de pastor é: "discípulos missionarius redemptoris" - discípulo missionário do redentor - se refere ao chamado e ao envio missionário (Mc 3,14-15) explicitados no documento de Aparecida, cujo tema é ‘discípulos missionários de Jesus Cristo para que Nele nossos povos tenham vida'. O lema é também uma referência ao Santíssimo Redentor, titular da congregação dos missionários redentoristas à qual pertence.


Fonte: AMV – São Brás, Salvador

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: