Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, março 08, 2012

Idam incentiva produção de cacau em Coari

Incentivar. Esta é a palavra de ordem adotada pela Unidade Local (Unloc) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) em Coari, que, nos últimos anos, vem alertando os agricultores para uma cultura bem atrativa: produção de cacau, oferecendo orientações sobre melhores tratos culturais, plantio de variedades mais resistentes, produtivas e uma melhor forma de colheita e armazenamento das amêndoas. A preocupação é relevante e tem o intuito de aumentar a produtividade haja vista que o município já foi um dos grandes produtores da cultura no Estado.

 A ação desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Unloc, começa a ter os primeiros resultados, como, por exemplo, no aumento de produção que, no último ano, passou de 40 para 70 toneladas de cacau.
O agricultor Natanael Rodrigues, da comunidade Nova Vida na Costa do Inoá, região do Baixo Solimões, produziu na ultima safra 7 toneladas de amêndoas e já despertou para a produção dos subprodutos do cacau como o chocolate puro em barra. O trabalho ainda é feito de forma artesanal, mas ele já colhe resultados positivos. “Meu sonho é me tornar o maior produtor de cacau do município”, disse.

 Segundo o gerente da Unloc, Dimitri Portugal, os incentivos irão continuar, pois são importantes para o desenvolvimento da atividade no município. Além de garantia de nova renda, a cultura oferece novas oportunidades de emprego em Coari.

Fonte : www.amazonas.am.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são Moderados: