Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, agosto 15, 2012

Governo do Amazonas comemora produção recorde de melancia em Coari

Esta superprodução ocorre porque a área de várzea é bastante recomendada para a produção dessa cultura.
Produção de melancia foi recorde em Coari.

Manaus - O governo do Amazonas está satisfeito com o resultado dos investimentos na agricultura realizados no interior do Estado. Em Coari, na região do Médio Solimões, a produção recorde de melancia chegou a 300 mil frutos comercializados diretamente aos consumidores e em feiras e mercados no próprio município e em cidades vizinhas, como Tefe e Codajás.
Segundo o gerente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) de Coari, Dimitri Portugal, desde o ano de 2009, a unidade local vem conscientizando os produtores familiares a buscarem alternativas de renda.
"A melancia não podia ficar de fora da agricultura familiar. Houve um grande aumento na produção devido aos incentivos dados pelo Governo do Estado, por meio do apoio técnico, da doação de sementes e implementação de projetos de crédito voltados para as familias produtoras".
Esta superprodução ocorre porque a área de várzea é bastante recomendada para a produção dessa cultura. Considerada de ciclo rápido, a melancia é produzida principalmente nas áreas de várzea e leva de três a quatro meses para ser comercializada, trazendo desta forma, um retorno rápido para o agricultor. Neste ano, os rios encheram além do normal, o que aumentou a área de cultivo da cultura, além das hortaliças, que são culturas mais tradicionais.

Expectativa de safra recorde 
Para Dimitri, a expectativa é de que até o fim do ano sejam comercializados entre um milhão a um milhão e meio de frutos produzidos no município.
"Acreditamos que a cultura seja reconhecida como meio alternativo de renda, aumente os investimentos por parte dos agricultores envolvidos na atividade, implementando também o cultivo em área irrigada para que se possa produzir melancia também fora de época", finalizou.

Fonte: www.d24am.com