Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, setembro 20, 2013

CPI da Exploração Sexual volta a Coari nesta segunda


Cronograma da diligência prevê uma série de audiências em Manaus e em Coari para investigar casos de abuso sexual de menores no estado. Confira aqui o cronograma completo da viagem

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes estará novamente no Estado do Amazonas, nesta quinta e sexta-feira. O cronograma de trabalho traçado pela presidenta da Comissão, deputada Erika Kokay (PT-DF) e pela relatora, deputada Liliam Sá (PSD-RJ) prevê a realização de quatro reuniões, sendo duas em caráter sigiloso.

A CPI chega a Manaus ainda na noite de domingo, e inicia as atividades já na manhã seguinte. A primeira agenda é uma tomada de depoimentos, em caráter reservado, no auditório do campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Coari, marcada para as 10h da manhã de segunda-feira (23). Serão ouvidos na ocasião Eudes de Souza Azevedo, Antônio Aguiar, sargento da PM-AM e ex-secretário municipal e ex-segurança de Adail Pinheiro. Também será ouvido o proprietário da empresa Mega Models, Fábio Martins Marques (conhecido como Fabinho), além de uma adolescente de 16 anos e outras pessoas cujos nomes não podem ser divulgados.

Na tarde de segunda-feira, às 17h, a CPI realizará uma Audiência Pública sobre o tema no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, já em Manaus. Cerca de vinte pessoas foram convidadas para o evento, entre eles o governador do Estado, Omar Aziz, e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio do Carmo. Dois deputados estaduais também devem estar presentes: Wanderley Dallas, presidente da Comissão de Direitos das Crianças, do Adolescente e Juventude da Assembleia, e Abdala Fraxe, que preside a Comissão de Direitos Humanos daquela Casa. Autoridades judiciais também foram convidadas, entre elas o desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, presidente do TJ-AM.

Durante a audiência, os parlamentares cobrarão providências das autoridades amazonenses para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Estado.

As atividades da CPI no Estado prosseguirão durante a terça-feira. Pela manhã, os parlamentares realizarão uma tomada de depoimentos em caráter reservado na Superintendência Regional da Polícia Federal em Manaus. Durante o encontro, marcado para começar às 9h, serão ouvidos os policiais Pérsio José Carvalheda Júnior, delegado regional executivo da Superintendência da PF, e Rafael da Rocha Allemand, delegado de polícia civil no estado.

A última agenda no Estado é uma reunião com o presidente do TJ-AM, Ari Jorge Moutinho da Costa. O encontro ocorrerá na Sede do TJ-AM, com início previsto para as 11h e 30.

Fonte: Assessoria da Deputada Erika Kokay.