Pages

Archipo.Wilson. Tecnologia do Blogger.

sábado, maio 14, 2016

Nova Sala de Música da Secretaria de Cultura.

Nova Sala de Música da Secretaria de Cultura. Montada sem custos e muita criatividade.



quinta-feira, maio 12, 2016

Curso de Modelo e Manequim prepara jovens coarienses que sonham em seguir carreira no mundo da moda

 
O curso é promovido pela Prefeitura de Coari, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e visa a formação de jovens interessadas em seguir carreira no mundo da moda, publicidade e propaganda bem como promover o desenvolvimento pessoal em situações cotidianas. O curso teve início na última segunda-feira, 09 de maio, e vai até o dia 01 de julho.

A formação compreende fatores de aprendizagem tais como: postura, modo de andar, comportamento, roupas adequadas, regras de etiqueta, entre outros.

O curso conta com a participação de 200 jovens coarienses, entre 10 e 27 anos de idade, e é ministrado pelo coreógrafo do Miss Amazonas, Rainério Maciel, que também já coordenou o Concurso Miss Coari por duas vezes (2012 e 2015). 

Rainério, também, já participou como colaborador em eventos importantes do mundo da moda na capital amazonense, como o Estética e Moda Manaus e o Ponta Negra Fashion Day.  

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Archipo Góes, “esse curso atende a solicitação de grande parte da sociedade coariense, que há muitos anos cobrava que o Governo Municipal promovesse uma formação nessa área”.

“Desde a década de 60, Coari tem a tradição de revelar grandes talentos para os concursos de beleza a nível estadual e até nacional, vencendo o Miss Amazonas de 1968, com Fátima Acris, fato que a credenciou a concorrer o Concurso Miss Brasil do mesmo ano, e o Miss Amazonas Estudantil, com Mara Alfrânia (1991) e Cleomara Araújo (1992). Esses concursos, inclusive, ajudaram a tornar a cidade de Coari a ser chamada de Terra da Mulher Bonita. Mas na última década, essa tradição perdeu forças porque além dos gestores não incentivarem, os empresários coarienses também deixaram de promover os também tradicionais desfiles de moda, que eram realizados nas ruas e praças da cidade. E o nosso trabalho também tem o objetivo de resgatar essa bonita tradição da cultura coariense”, garante Archipo.

Além da chance que as participantes terão de iniciar carreira de modelo, elas também terão a oportunidade de se prepararem para concorrer aos dois principais concursos de beleza do município, o Rainha da Banana e o Miss Coari 2016.

 



 

Secretaria de Cultura e Turismo oferece Curso de Desenho e Pintura gratuito para 100 jovens coarienses




Apostando alto na formação e na capacitação dos artistas da Rainha do Solimões, a Prefeitura de Coari, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), deu início na semana passada, ao Curso de Desenho Artísitico e Iniciação à Pintura, com a participação de 100 pessoas, entre crianças, jovens e adolescentes.


O curso é ministrado pelo artista plástico coariense, Paulo César, o Torrado, um dos mais renomados e premiados pintores amazonenses. Paulo César já venceu o Salão de Artes Marinha do Brasil por duas vezes consecutivas (2006/2007). 


“É mais uma oportunidade, que a Secretaria de Cultura e Turismo está dando aos jovens coarienses, que desejam aprender ou aperfeiçoar a arte do desenho e da pintura. E, assim como os demais cursos que temos oferecido aqui (na Secult), o Curso de Desenho e Pintura é totalmente gratuito, o único pré-requisito exigido dos participantes é que tenham mais de 12 nos de idade e possuam noções básicas de desenho”, garante o secretário Archipo Góes.


O curso faz parte do Projeto de Fomento e de Valorização da Cultura Coariense da secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 


O curso terá a duração de dois semestres. No primeiro, os alunos aprenderão técnicas de construção do corpo, formatação de cada elemento, perspectiva e movimentação corporal para o desenho artístico. No segundo semestre os alunos podem escolher o que desenhar e recebem o suporte técnico. Alunos com mais experiências poderão direcionar seus trabalhos para a construção de paisagens, arquitetura, natureza morta e animais.

Daniel Almeida